Beleza e Autoestima

As verdades e mitos sobre ganho e perda de peso no inverno

Reprodução / Divulgação Beleza e Autoestima: As verdades e mitos sobre ganho e perda de peso no inverno

Você já ouviu falar que é mais fácil ganhar ou perder peso no inverno do que durante os outros meses do ano? Existem muitos mitos e verdades sobre o assunto, mas, na verdade, quais são os fatos? Neste post, vamos explorar o que a ciência tem a dizer sobre ganho e perda de peso durante o inverno e desvendar os mitos e verdades sobre o assunto.


  • Publicado: julho 15, 2023
  • Atualizado: julho 15, 2023 6:33 pm
  • Por: Redação

Tópicos Abordados:

  • O inverno chegou e as mudanças de hábitos são inevitáveis
  • O inverno estimula a fome e o consumo de alimentos calóricos
  • Aumento da necessidade de comer no inverno é uma realidade
  • Emagrecer no inverno pode ser mais fácil
  • Treinar menos no inverno não é uma opção saudável
Publicidade

O inverno chegou e as mudanças de hábitos são inevitáveis

A estação mais fria do ano traz consigo uma série de transformações em nossos hábitos diários: comilança em excesso e menos exercícios físicos. No entanto, surgem também crenças populares que nem sempre condizem com a realidade.

Será mesmo necessário comer mais para manter o corpo aquecido? Podemos diminuir a intensidade dos treinos já que o metabolismo fica mais acelerado no frio?

Para esclarecer essas dúvidas, a Dra. Claudia Chang, renomada endocrinologista, apresenta os principais mitos e verdades sobre o ganho e a perda de peso no inverno.

O inverno estimula a fome e o consumo de alimentos calóricos

Mito: É verdade que, com as baixas temperaturas, nosso corpo demanda mais energia para manter a temperatura corporal adequada. Esse aumento na demanda de energia faz com que o organismo envie sinais de fome.

Publicidade

No entanto, é fundamental que o consumo alimentar não exceda a necessidade do nosso corpo. O problema surge quando, por estarmos mais tempo em casa, temos maior acesso a alimentos calóricos, como bolachas, chocolates e pães.

Além disso, transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, podem agravar o descontrole alimentar.

Aumento da necessidade de comer no inverno é uma realidade

Verdade: Durante o inverno, a alimentação funciona como um combustível para gerar calor em nosso corpo. Portanto, é natural que nossa necessidade de comer seja maior para elevar a temperatura corporal.

De acordo com estudos realizados em animais, durante a exposição a baixas temperaturas, há um aumento na ingestão de alimentos.

Publicidade

No entanto, esse maior consumo vem acompanhado de um aumento na taxa metabólica basal, o que equilibra o processo e impede o ganho de peso.

Emagrecer no inverno pode ser mais fácil

Verdade: Durante essa estação, o metabolismo acelera para produzir mais calor e, como consequência, ocorre a queima de gorduras acumuladas. Esse processo pode aumentar a queima calórica em até 10%.

No entanto, para obter resultados positivos, é essencial manter uma alimentação equilibrada e não exagerar em fondues e chocolate quente.

Treinar menos no inverno não é uma opção saudável

Mito: Com o metabolismo mais acelerado, a prática regular de atividade física se torna ainda mais importante.

Publicidade

Não devemos esquecer que exercitar o corpo não se resume apenas à estética, mas também promove a saúde física, mental e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

 


0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



    VOCÊ CONHECE A LINHA DE PANELAS REDSILVER?

    Além de suas refeições não precisarem de óleo, a RedSilver também não solta substâncias tóxicas (PTFE e PFOA) durante o cozimento, como acontece com as panelas comuns. Muito mais saúde para você e sua família.

    CONFIRA JÁ!