Casa e Jardim

Cama próxima à janela: riscos para a saúde?

Reprodução / Divulgação Casa e Jardim: Cama próxima à janela: riscos para a saúde?

Descubra quais são os riscos à saúde relacionados ao hábito de dormir próximo à janela. Saiba como evitar problemas de saúde causados por uma noite mal dormida e como melhorar sua qualidade de vida.


  • Publicado: julho 8, 2023
  • Atualizado: julho 8, 2023 12:26 pm
  • Por: Redação

Tópicos Abordados:

  • Cama embaixo da janela: É prejudicial à saúde respiratória?
  • Dicas para dormir com mais conforto e preservar a saúde respiratória
Publicidade

Cama embaixo da janela: É prejudicial à saúde respiratória?

Para quem sofre com problemas respiratórios, como sinusite e rinite, qualquer mudança mínima no clima pode agravar os sintomas. Por isso, é importante criar um ambiente de descanso confortável, principalmente durante o frio.

Porém, surge a dúvida: será que manter a cama embaixo da janela faz mal?

Mitos e verdades sobre a influência das janelas na saúde respiratória

De acordo com a professora Lúcia Haboba, especialista em Enfermagem da Estácio, a posição da cama em relação às janelas não piora os problemas respiratórios, a menos que a pessoa já tenha uma predisposição ou uma saúde fragilizada.

Publicidade

Ela explica que não há motivo para ter medo de janelas abertas, pois o resfriado é causado pela presença de microrganismos, como vírus e bactérias, não pela temperatura.

O choque térmico causado pelo vento gelado no rosto pode, sim, afetar o organismo, levando a um aumento da circulação, aceleração dos batimentos cardíacos e alteração da pressão arterial. Nesses casos, os problemas respiratórios podem ser agravados.

Dicas para dormir com mais conforto e preservar a saúde respiratória

Apesar de não haver riscos em manter a cama embaixo da janela para quem não sofre de problemas respiratórios, é recomendado evitar essa posição para evitar o vento direto no rosto ou nos pés.

Segundo Haboba, é importante posicionar a cama de forma que a circulação seja fácil, sem obstáculos ao se levantar, para garantir movimentos livres.

Publicidade

Para manter o sistema imunológico saudável, a colunista sugere manter uma alimentação equilibrada, ter qualidade de vida e cuidar da higiene adequada. A saúde mental também é fundamental, portanto, mantenha o estado emocional equilibrado.

Quanto ao ambiente, é indicado deixar os cômodos bem ventilados, com ar corrente e puro, em temperatura ambiente. Durante o inverno, é importante garantir uma boa ventilação e utilizar roupas que mantenham a temperatura corporal adequada para evitar o frio e o calor extremos.

A posição da cama em relação à janela não é prejudicial à saúde respiratória, desde que a pessoa não apresente problemas respiratórios.

No entanto, é importante adotar medidas para dormir com mais conforto e manter a saúde em dia, como evitar o vento direto no rosto, ter uma boa alimentação, cuidar da higiene adequada e manter a ventilação dos cômodos.

Publicidade

 


0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



    VOCÊ CONHECE A LINHA DE PANELAS REDSILVER?

    Além de suas refeições não precisarem de óleo, a RedSilver também não solta substâncias tóxicas (PTFE e PFOA) durante o cozimento, como acontece com as panelas comuns. Muito mais saúde para você e sua família.

    CONFIRA JÁ!