Casa e Jardim

Descubra agora se fazer xixi no banho é prejudicial!

Reprodução / Divulgação Casa e Jardim: Descubra agora se fazer xixi no banho é prejudicial!

Fazer xixi no banho é algo normal? Pode ser prejudicial para a saúde? Descubra agora se fazer xixi no banho é prejudicial para você e o ambiente! Neste artigo, vamos abordar os riscos possíveis, se existem, e possíveis soluções. Leia agora para saber mais!


  • Publicado: julho 6, 2023
  • Atualizado: julho 6, 2023 11:25 pm
  • Por: Redação

Tópicos Abordados:

    Publicidade

    Fazer xixi no banho: economia de água e saúde em debate

    Você já ouviu falar que fazer xixi no banho é uma prática sustentável que contribui para o meio ambiente? A teoria por trás disso é simples: ao fazer as necessidades enquanto toma banho, economizamos água que seria usada na descarga.

    Muitas pessoas adotam esse hábito, mas surge a dúvida: será que fazer xixi no banho faz mal para a saúde?

    No mês de junho, uma urologista norte-americana, Teresa Irwin, publicou um vídeo no TikTok levantando preocupações sobre a saúde relacionadas a essa prática.

    Segundo ela, o cérebro associa o som da água do chuveiro com a vontade de urinar, tornando qualquer ruído semelhante, como lavar louça ou estar em ambientes aquáticos, um gatilho para usar o banheiro mesmo sem necessidade.

    Mas será que essa afirmação da médica tem embasamento científico? De acordo com o urologista Mauro Nolasco, do Hospital e Clínica São Gonçalo e do Hospital Icaraí, não existem estudos que comprovem que urinar no banho traga riscos à saúde.

    A urina é uma substância estéril, livre de bactérias e outros micro-organismos, além de ser composta principalmente por água. Portanto, o contato da urina com a pele íntegra não oferece prejuízos para a saúde.

    Em resumo, apesar da teoria mencionada pela urologista norte-americana ser interessante, não há evidências concretas de que fazer xixi no banho seja prejudicial à saúde.

    Vale destacar que essa prática é incentivada por ambientalistas devido à economia de água que proporciona.

    Publicidade

    Muitas ONGs e órgãos ambientais, como a Fundação SOS Mata Atlântica, apoiam o hábito de urinar no banho como uma forma de preservar esse recurso tão precioso.

    Atenção à higiene após urinar no banho

    Embora não haja riscos à saúde em fazer xixi no banho, é importante lembrar de higienizar bem o box do banheiro após essa prática. Se a urina não for enxaguada adequadamente, pode causar mau cheiro no ambiente.

     


    0 Comentários

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



      VOCÊ CONHECE A LINHA DE PANELAS REDSILVER?

      Além de suas refeições não precisarem de óleo, a RedSilver também não solta substâncias tóxicas (PTFE e PFOA) durante o cozimento, como acontece com as panelas comuns. Muito mais saúde para você e sua família.

      CONFIRA JÁ!