Chás de A-Z

Assa-peixe: a planta medicinal da Amazônia

Reprodução / Divulgação Chás de A-Z: Assa-peixe: a planta medicinal da Amazônia

Descubra os benefícios da planta medicinal Assa-Peixe da Amazônia. Esta planta milenar das áreas de floresta amazônica possui propriedades medicinais e nutritivas que podem ser usadas para tratar diversas doenças. Conheça os benefícios que a Assa-Peixe pode trazer para sua saúde e aproveite todos os seus benefícios.


  • Publicado: junho 15, 2023
  • Atualizado: junho 15, 2023 7:56 pm
  • Por: Redação

Tópicos Abordados:

  • O que é o Assa-peixe?
  • Propriedades medicinais do Assa-peixe
  • Como usar o Assa-peixe na medicina natural
Publicidade

O que é o Assa-peixe?

O Assa-peixe é uma planta medicinal da Amazônia também conhecida pelo nome científico de Vernonia polyanthes. É uma planta de porte arbustivo que pode atingir até 2 metros de altura. Suas flores são pequenas e brancas, e as folhas são verde-escuras e ovaladas.

A planta é encontrada em áreas de mata fechada e em beiras de rios, em solos úmidos.

O nome Assa-peixe vem do fato de que a planta é utilizada pelos pescadores da região para tratar ferimentos causados por espinhos de peixe. A planta é macerada e utilizada como cataplasma sobre a ferida, reduzindo a inflamação e a dor.

Propriedades medicinais do Assa-peixe

O Assa-peixe é conhecido por suas propriedades medicinais, sendo utilizado para tratar diversos problemas de saúde. A planta contém substâncias como saponinas, flavonoides e taninos, que possuem ação anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante e antisséptica.

Publicidade

O Assa-peixe tem sido utilizado para tratar problemas respiratórios, como bronquite, asma e tosse. A planta também é utilizada para tratar problemas gastrointestinais, como diarreia, cólicas e inflamações no estômago.

Além disso, o Assa-peixe é utilizado como um tônico para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo infecções e doenças. A planta também é utilizada para tratar problemas de pele, como feridas, inflamações e eczema.

Como usar o Assa-peixe na medicina natural

O Assa-peixe pode ser utilizado de diversas formas na medicina natural, sendo algumas delas:

  • Cataplasma: macerar as folhas da planta e aplicar sobre a área afetada, para tratar feridas, inflamações e dores.
  • Chá: ferver as folhas da planta em água por alguns minutos e tomar o chá para tratar problemas respiratórios, gastrointestinais e fortalecer o sistema imunológico.
  • Tintura: utilizar as folhas da planta para fazer uma tintura alcoólica, que pode ser utilizada para tratar problemas de pele e inflamações.

É importante ressaltar que o uso do Assa-peixe deve ser orientado por um profissional da saúde, já que a planta pode apresentar contraindicações e efeitos colaterais em algumas pessoas. Além disso, o uso excessivo da planta pode ser prejudicial à saúde.

Publicidade

Em resumo, o Assa-peixe é uma planta medicinal da Amazônia com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e antissépticas. A planta é utilizada para tratar diversos problemas de saúde, como respiratórios, gastrointestinais e de pele.

O Assa-peixe pode ser utilizado de diversas formas na medicina natural, sempre com orientação de um profissional da saúde.


0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



    VOCÊ CONHECE A LINHA DE PANELAS REDSILVER?

    Além de suas refeições não precisarem de óleo, a RedSilver também não solta substâncias tóxicas (PTFE e PFOA) durante o cozimento, como acontece com as panelas comuns. Muito mais saúde para você e sua família.

    CONFIRA JÁ!