Chás de A-Z

Descubra os Benefícios do Chá de Cúrcuma

Reprodução / Divulgação Chás de A-Z: Descubra os Benefícios do Chá de Cúrcuma

Descubra como o Chá de Cúrcuma pode ajudar na sua saúde e bem-estar. Aprenda a prepará-lo de forma simples e conheça os seus inúmeros benefícios para a saúde.


  • Publicado: março 21, 2023
  • Atualizado: outubro 15, 2023 6:36 am
  • Por: Redação

Tópicos Abordados:

  • O que é o chá de cúrcuma?
  • Quais são os benefícios do chá de cúrcuma?
  • Como preparar o chá de cúrcuma e aproveitar seus benefícios?
Publicidade

Feito a partir da raiz da planta de cúrcuma, esse chá pode ajudar a melhorar a digestão, aliviar a dor e a inflamação, fortalecer o sistema imunológico e muito mais.

A cúrcuma é uma especiaria originária da Índia, também conhecida como açafrão-da-terra. Ela é muito utilizada na culinária, dando cor e sabor a diversos pratos, mas também possui propriedades medicinais. O chá de cúrcuma é uma forma de aproveitar essas propriedades, que trazem diversos benefícios à saúde.

O que é o chá de cúrcuma?

O chá de cúrcuma é feito a partir da raiz da planta. Ela é descascada, ralada e depois seca ao sol, antes de ser moída em um pó amarelo-alaranjado, que é utilizado para fazer o chá. Além da cúrcuma, outros ingredientes podem ser adicionados para melhorar o sabor e potencializar os benefícios, como gengibre, canela e pimenta-do-reino.

Quais são os benefícios do chá de cúrcuma?

A cúrcuma é rica em curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antissépticas. Essas propriedades trazem diversos benefícios à saúde, como:

Publicidade
  1. Alívio de dores e inflamações: a curcumina ajuda a reduzir a inflamação no corpo, aliviando dores em músculos e articulações.
  2. Melhora da digestão: o chá de cúrcuma ajuda a melhorar a digestão, reduzindo os sintomas de indigestão e refluxo.
  3. Fortalecimento do sistema imunológico: a curcumina possui propriedades antissépticas e antimicrobianas, ajudando a prevenir infecções e fortalecendo o sistema imunológico.
  4. Proteção do fígado: a curcumina ajuda a proteger o fígado de danos causados por toxinas e substâncias químicas.
  5. Redução do risco de doenças cardiovasculares: a curcumina ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Como preparar o chá de cúrcuma e aproveitar seus benefícios?

Para preparar o chá de cúrcuma, você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 pau de canela
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 500ml de água

Para preparar o chá, basta ferver a água com todos os ingredientes por cerca de 5 minutos. Depois, é só coar e servir. Você pode adoçar com mel ou açúcar mascavo, se preferir.

Para aproveitar os benefícios do chá de cúrcuma, é recomendado tomar uma xícara por dia. É importante lembrar que a cúrcuma pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e anti-inflamatórios, então é sempre bom consultar um médico antes de consumir o chá.

O chá de cúrcuma pode manchar as roupas e utensílios de cozinha, então é preciso ter cuidado ao prepará-lo.

Publicidade


0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



    VOCÊ CONHECE A LINHA DE PANELAS REDSILVER?

    Além de suas refeições não precisarem de óleo, a RedSilver também não solta substâncias tóxicas (PTFE e PFOA) durante o cozimento, como acontece com as panelas comuns. Muito mais saúde para você e sua família.

    CONFIRA JÁ!